quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL....

Senhor,
quisera
neste Natal
armar
uma
árvore dentro do
meu coração e nela
pendurar, em vez de
presentes, os nomes de
todos os meus
amigos. Os amigos de longe e
os de perto. Os antigos e os mais
recentes. Os que vejo a cada dia e os
que raramente encontro. Os sempre lembrados
e os que as vezes
ficam esquecidos. Os
constantes e os intermitentes.
Os das horas difíceis e os das horas
alegres. Os que sem querer magoei ou,
sem querer me magoaram. Aqueles a quem
conheço profundamente e aqueles que me são
conhecidos apenas pelas aparências. Os que pouco
me devem e aqueles
a quem muito devo. Meus
amigos humildes e meus amigos
importantes. Os nomes de todos os
que já passaram pela minha vida. Uma
árvore de raízes muito profundas, para que
seus nomes nunca mais sejam arrancados do
meu coração. De ramos muito extensos, para que
novos nomes, vindos de todas as partes, venham juntar-se
aos existentes. De sombra
muito agradável, para que nossa
amizade seja um momento de repouso,
nas lutas da vida. Que o natal esteja vivo em cada dia
do ano novo que se inicia, para que as luzes e cores da vida
estejam presentes em toda a nossa existência e concretizem, com
a ajuda de Deus, todos os nossos desejos. Feliz Natal!
Feliz Natal!
Feliz Natal!
Feliz Natal!
Feliz Natal!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O SABIÀ LARANJEIRA

O sabia cantava quase todos os dias no pé de laranjeira.
Eu até parava para escutar ele cantar.

Hoje só me resta na lembrança do tempo de criança que ouvia o sabia cantar.

Parecia que seu cantar dizia
"Papai do céu manda chuva para nós.
Por incrivel que parecia entre um dia e outro chovia.

O sossego passou hoje moro na cidade
Do pé de laranjeira e do sabiá só me resta saudade !
Silvano Borges (aluno do EJAF)
Professora Patricia, Parabéns pelo seu trabalho....

A CAÇA DA ARARINHA AZUL

A ararinha-azul
é uma ave rara
Pois o homem não para
de ir no mato caça-la
Para por na sala
em cima do puleiro.
A onde fica o dia inteiro
Cantando por que já não
pode voar cantando pelo
Céu

Edvania Nunes dos Santos ( Aluna EJA F)
Adicionar imagem

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A III Feira do Conhecimento realizada em 28 de novembro de 2009, na Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, teve como objetivo principal a exposição de trabalhos relacionados aos estudos durante o ano letivo buscando não apenas dar continuidade ao ano anterior, mais avançar rumo a soluções e melhoria na qualidade de aprendizagem do aluno e abrir nossa escola à comunidade e visitantes.

Enfim, foram acionados movimentos fundamentais que alicerçam a educação.Conhecer e relacionar o antigo com o atual,apresentar obras literárias clássicas da Literatura brasileira, demonstrar experiências cientificas, desfilar a beleza interior(IMC) e exterior da mulher,jogar com as modalidades esportivas,expor artesanatos e antiguidades, cantar com ídolos que encantaram gerações,tudo isso enriqueceu e valorizou a nossa Feira do Conhecimento.

Desejamos agradecer e parabenizar a todos que direta ou indiretamente se envolveram .Até a próxima, se Deus quiser,porque nos educadores, queremos.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A vida é uma caixinha de segredos. Aprendemos a abrí-la logo de cara. Meu sonho impossível é ter só pra mim um campo de futebol em toda a sua extensão. O verde do gramado plantado, tratado; as traves em seus devidos lugares. Arquibancada com capacidade para milhares de pessoas. Um Maracanã quem sabe. O maior do mundo. Tenho certeza de que com todo este tamanho teria lugar para colocar minhas tralhas.
Nesse campo usaria stands cada qual com sua utilidade, minhas fotos molduradas trabalhos meu, meus quadros, uns pintados, outros apenas quadros, barcos, mulheres, ilhas desertas, sonhos...
E por falar em sonhos, por vezes me sinto como Maria Bethânia que diz em suas célebres palavras “Eu tenho uma espécie de desejo de sonhar, de sonhar sempre sonhar sempre... Pois sendo mais uma espectadora de mim mesma; eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso, e assim me construo a ouro e sedas, Salas supostas, invento palco, o cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas e músicas invisíveis.”
Nessa travessia para realização de meus sonhos, tenho o imenso prazer de poder contar com a ajuda de amigos. Amigos estes que estão aqui reunidos, a minha segunda família. Mas hoje, ofereço minhas palavras a pessoas especiais que nesse mês de outubro celebram mais um ano de vida: Edna, Jaire, Silvana, Rita, Márcia Cristina e o recém chegado Pe. Eliseu.
Edna é nosso grande porto seguro, é o marco inicial para todos nossos desafios, glórias e desejos. Comanda muito bem a tarefa de dirigir nosso grupo. Um grupo heterogêneo, cheio de idas e vindas, mas sempre um grupo. Não consegue estar bem se o outro não estiver. Como disse-nos seu filho: “só uma pessoa segura de seu caráter, da educação que recebeu e pura de coração responde um ato desleal ou uma ofensa oferecendo a outra face.”
Jaire é mãe de todos, a senhora a quem se deve o respeito. A professora preocupada com seus alunos. Mas, acima de tudo, Jaire, você é a esposa, a mãe, a filha, a sogra, a vó, a mulher. Mulher que possui seus desejos de vencer sua jornada de forma ética e com muito respeito.
Silvana é sinônimo de calma verdadeira, de aconchego, de esperança e de fé. Na profundeza de seu silêncio, sabe se expressar quando necessário. Mãe dedicada, esposa cuidadosa e filha especial. Tem muito a nos oferecer ainda!
Rita é jovem demais pela experiência que possui. A mulher que se doou no amor incondicional de ser ‘mãe de coração’. Embora saibamos que estas podem até ser mais do que mãe biológica. O ser humano extraordinário que possui suas fraquezas e deslizes. Mas que não os tem?
Márcia Cristina, popularmente conhecida por Tininha. Outra mulher que é esplendorosa no ato de doar-se. Não consigo a enxergar senão pela ótica da ajuda ao próximo. Mas pudera!!! Pela família que tem! Um berço caloroso de amor e união.
Pe Eliseu é o nosso guia da fé e da comunhão. Creio eu que, pelo pouco convívio, é uma alma cheia de doação. E o mundo espera isso de você. Palavras serenas e calmas que conseguem tocar no interior de nós.
Queridos aniversariantes, nunca deixem de sonhar e de lutar pela realização desse sonho.

Parabéns,
Muitas felicidades...

Amigos da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro



Cronicas do professor Ricardo...Muito linda

“ACREDITAR É O NOSSO CAMINHO”, caminho que o fazemos ao caminhar, não importa como o escolha percorrer, o importante é percorre-lo! Sozinho, em duplas, em trios ou em grupos, estamos sempre seguindo em frente mesmo que “DEVAGAR” como nos canta Almir Sater “Ando devagar porque já tive pressa / levo esse sorriso porque já chorei demais / Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe / Só levo a certeza de que muito pouco eu sei...” Foram lágrimas das mais variadas formas, com as mais diferentes ocasiões. Sempre em busca da nossa VITÓRIA. Descansar, sim. Desistir jamais.
Sempre caminhamos em busca da tão almejada VITÓRIA. Ver a Glória, subir ao pódio, sentir-se satisfeito, realizado, explodir de felicidade! Ajudar de alguma forma. E sempre seguindo em nosso trem da vida, ou em um trem azul como diz Roupa Nova!
Estamos aqui, frente a três seres humanos insubstituíveis, os maiores vencedores do mundo, dos mais corajosos seres, dos que mais cometeram loucuras de amor para poder estar vivo como afirma o psiquiatra, cientista e escritor Augusto Cury. Patrícia, Camila e Elisangela, talvez vocês não saibam, mas vocês foram profundamente apaixonadas pela vida desde que o relógio do tempo começou a registrar as fagulhas de suas existências. Não é tão simples viver a vida.
Às vezes, ela contém capítulos imprevisíveis e inevitáveis. Mas é possível escrever os principais textos de nossas vidas nos momentos mais difíceis de nossa existência. Vocês são três VITORIOSAS que, criando a imagem de um triângulo eqüilátero, ambas sempre o sustentarão, não importando quem esteja na base, se é que nela haja uma base!!!
MULHERES... MÃES... AMIGAS... FILHAS... NETAS... CRIANÇAS... SONHADORAS E, GUERREIRAS. Assim são vocês!
PATRÍCIA: mulher forte e guerreira. Anjo guardião. Profissional dedicada que não deixa a peteca cair. Sincera e verdadeira. Super mãe! Ser mãe é isso: dedicar-se. E dedicação e amor não lhe faltaram na criação e educação de Gabriella, Isabella e Bernardo. Que bom que naquela quarta-feira pude colaborar para o seu dia enviando-te aquela belíssima mensagem do Pe. Fábio de Melo. É assim que a vejo: um girassol que não pode sobreviver sem uma força para iluminá-la; por isso está sempre em busca dos seus sonhos, sempre orientada pelos seus mais variados sóis, não perdendo tempo com as sombras. O Tempo para você é precioso.
CAMILA: jovem mãe, jovem esposa e jovem guerreira. Mesmo entristecida ou aborrecida cumpre seu papel de secretária e às vezes, além dele. Seu adjetivo global seria JUVENTUDE. Juventude que esconde ou abranda o sofrimento, a tristeza, a mágoa ou a saudade. Mas sempre caminhando e aprendendo. Como disse Shakespeare “... aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida”. Sábias são essas palavras que resumem seu poder de superação e avanço rumo às conquistas de seus sonhos. Sonhos compartilhados ao futuro de Luis Filho e Bruno Otávio!
ELISANGELA: meiga e doce. Chegou de mansinho. Conquistando um, criando laços com outros... sempre buscando novas amizades. Taí um exemplo de construção de amizades! Saber chegar. E você soube. Ainda me reportando a Shakespeare com o tempo você “... Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa. Por isso, sempre devemos tratar bem as pessoas que amamos, pode ser a última vez que as vejamos.”
Assim caminha a humanidade, uns lado a lado, outros de lados opostos. Mas caminham. Constroem. Almejam. Planejam. Lutam e Vencem. Assim é a vida...
Celebrar a vida é isso que fazemos aqui hoje.
Patrícia, Camila e Elisangela, mesmo distantes de pessoas que vocês amam e que não estão presentes em corpo, com certeza estão em pensamentos.
Procuramos elogiá-las com a colaboração de grandes amigos: primeiramente, Vinicius de Moraes com seu SONETO DE ANIVERSÀRIO, em seguida Pe. Fábio de Melo com sua belíssima crônica sobre os girassóis e nós, imagine, convidamos até o astro rei “O sol” para saldarmos vocês! E finalizamos com o ilustre e magnífico William Shakespeare nos direcionando a reflexão interior. Esperamos ter conseguido!!!
Como é dia de festa, dia de comemoração, aprendemos a importância e origem da tradição de presentearmos as pessoas com as quais convivemos e aprendemos a admirar, assim como vocês.
Aniversário é celebrar a vida... e alguém sabe como celebrá-la a não ser vivendo-a? Por isso, peço a ajuda mais uma vez do grandioso Pe Fábio para celebrar a vida.
Parabéns...
Felicidades...
Ricardo Urbano
Rosimeire Tiago
Sueli Clemente

quinta-feira, 1 de outubro de 2009



O prefeito Marcos Cesar Brunozzi, que veio falar de gestão publica, encerrado nosso seminário com chave de ouro.



Mais um ex aluno da Coronel Oscar de Castro, que voltou para falar de sua profissão.
Os pais Ademar e Maria das Graças, estavam la, babando, rsrsrs.