quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fotos da premiação...

http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/06/21/dilma-premia-vencedores-de-olimpiada-de-matematica-deficiente-visual-e-uma-das-campeas.jhtm

O que o ex-presidente Lula falou de Maria Clara


Aproveito para divulgar o que o nosso ex-presidente falou em seu discurso no dia 15-04-2009 na premiação da 4ª OBMEP.

Mas vamos ver o caso da Maria Clara Mendes da Silva, aqui. Quem disse que tamanho não é documento está coberto de razão. Em uma cidadezinha, ela já foi apresentada aqui, me parece, uma cidadezinha mineira de apenas três mil habitantes, pequenininha, chamada de Pirajuba, mora esse talento gigante em forma de menina, que é a nossa querida Maria Clara. Ela não se contentou em ganhar apenas três medalhas de ouro da OBMEP, não. A Maria Clara, que estuda com muito orgulho em escola pública, ganhou também uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática. Ela foi à OBM disputar na olimpíada da escola particular e ela ganhou medalha de ouro. Cadê? Levanta aí para a gente aplaudir mais uma vez a nossa querida...

Vou dizer uma coisa aqui para os homens não ficarem metidos a besta aqui. Para tornar a façanha ainda mais notável é preciso lembrar – isso aqui foi a Suely quem me disse – que as mulheres, infelizmente, não costumam se destacar em matemática. Isso aqui está começando a provar que a gente vai mudar. Se mulher já está querendo até governar a cidade, o país, mulher está pegando cargo de chefia nas empresas, mulher está entrando na Marinha, está indo à Aeronáutica, acabou o preconceito de que mulher tem alguma coisa inferior, as mulheres são iguais ou mais competentes do que os homens para fazer muita coisa.

Agora, nas olimpíadas, no mundo inteiro, as mulheres têm ganhado menos medalhas do que os homens, embora as mulheres sejam maioria. Agora, menos em Pirajuba, como demonstrou a nossa querida mineirinha. Que ela seja, portanto, um exemplo para que as meninas, não só do Brasil, mas também de outros países estudem bastante. Mas a Maria Clara não se considera um gênio, porque, para ela, matemática é uma coisa simples, basta estudar, estudar vale à pena, como ela explica. O que ela diz? Ela diz: “matemática é a base para o desenvolvimento tecnológico. Daí a importância da Olimpíada, porque estimula os jovens e ajuda o País a descobrir talentos na área”. Entusiasta da OBMEP, Maria Clara, que só tem 15 anos, é também uma ardorosa defensora do ensino público, como ela mesma afirma: “todo ensino deveria ser público, seria muito mais justo, porque assim, todo mundo teria acesso ao ensino gratuito de qualidade e quem ganharia seria o Brasil, porque a educação é a base para o desenvolvimento de qualquer país”.

Histórico das conquistas da Aluna Maria Clara Mendes Silva.

Ano de 2005
  • Menção Honrosa - nível I (5ª série), na OBMEP ( Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

Ano de 2006
  • Medalha de Prata - categoria B (6ª série), na VI Olimpíada de Matemática do Triângulo Mineiro ( Ituiutaba)
  • Medalha de Ouro - nível I (6ª série), na OBMEP ficando no 2º lugar no Brasil e 1º lugar em Minas Gerais.

Ano de 2007
  • Medalha de Ouro no nível II (8º ano), na OBMEP;
  • Medalha de Prata no nível II (8º ano), na OMM ( Olimpíada Mineira de Matemática);
  • Medalha de Prata no nível II (8º ano), na OBM ( Olimpíada Brasileira de Matemática);
  • 1º lugar na fase regional e 5º lugar na fase estadual no Xadrez do JEMG ( Jogos Estudantis de Minas Gerais).

Ano de 2008
  • Medalha de Ouro no nível II (9º ano), na OBMEP ( 1º lugar no Brasil), na OMM (1º lugar) e na OBM.

Ano de 2009
  • Medalha de Prata na XII OBA ( Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica;
  • Única brasileira de seu nível classificada no “Torneio das Cidades” (competição organizada pela Rússia), pela qual receberá um diploma da Academia de Ciências da Rússia com a pontuação obtida;
  • Medalha de Ouro no nível III (1ª série do Ensino Médio) na OBMEP;
  • Medalha de Ouro no nível III (1ª série do Ensino Médio) na OMM;
  • Medalha de Bronze no nível III (1ª série do Ensino Médio) na OBM.

Ano de 2010
  • Medalha de Bronze na APMO ( Asian Pacific Mathematics Olympiad) em português é Olimpíada de Matemática do Pacífico Asiático, que é feita pela comissão organizadora no Japão; vejam resultado no site oficial: www.mmjp.or.jp/competitions/APMO, no Link resultados 2010
  • Medalha de Prata na XXI Olimpíada de Matemática do Cone Sul. Sendo a primeira aluna de escola pública não federal a participar de tal olimpíada. Resultado divulgado dia 18/06/2010 na cerimônia de premiação realizada na cidade de Águas de São Pedro-SP.
  • Medalha de Prata no Concurso Canguru Sem Fronteiras – Brasil. (Certificado enviado para a escola). OBS: Foi então criado o Canguru Sem Fronteiras, com a fundação em 1995, em Paris, de uma associação com membros representantes de 10 países: Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polônia, Rússia e Eslovênia. Atualmente, a associação conta com representantes de 42 países e mais de 5 milhões de participantes em todo o mundo. Informações podem ser encontradas no site www.math-ksf.org. Ela serve como auto-avaliação individual das habilidades matemáticas, mais do que comparação com outros estudantes de outras escolas (não serão divulgados resultados nacionais nem haverá premiação nacional).
  • Medalha de Ouro no nível III (2ª série do Ensino Médio) na OBMEP ( em primeiro lugar juntamente com mais sete estudantes)
  • Participou do Torneio da Cidade (não tenho o resultado);
  • Medalha de Ouro no nível III (2ª série do Ensino Médio) na OBM;
  • Medalha de Ouro no nível III (2ª série do Ensino Médio) na OMM.
  • Pelo seu destaque nas Olimpíadas foi convidada a participar da abertura da 4ªCNCTI
( Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação), em Brasília.

Ano de 2011.
  • Menção Honrosa na Romanian Master in Mathematics,(Brasil participa pela primeira vez da Romanian Master in Mathematics, olimpíada que convoca apenas os melhores países do mundo em competições internacionais do gênero. A Romanian Master in Mathematics (RMM) é organizada desde 2007 pela Escola Nacional de Informática "Tudor Vianu" em colaboração com a Sociedade Científica Romena de Matemática e o Ministério de Educação Investigação e Juventude).
  • Pelo seu destaque nas Olimpíadas de Matemática foi selecionada a participar de um evento com a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama,
  • Medalha de Bronze na IMO (Olimpíada Internacional de Matemática)
  • Participou da 1ª fase da OBM e OMM onde fez 23 pontos, sendo classificada para segunda fase de ambas.
  • Próximas participações serão na 7ª OBMEP dia 16/08 (1ª fase) e na 26ª Olimpíada Iberoamericana de Matemática de 23/09 a 01/10 em São José-Costa Rica

  • Como medalhista de Ouro da OBMEP, desde o ano de 2007 participa do PIC ( Programa de Iniciação Científica) , sendo que no 1º ano aconteceu na cidade de Frutal e nos demais na cidade de Uberlândia.
  • No ano de 2009, 35 medalhistas de OURO da OBMEP/2008 foram escolhidos para participarem do PECI ( Preparação Especial para Competições Internacionais) na cidade do Rio de Janeiro do qual ela também fez parte.
  • Desenvolveu trabalho voluntariado com alunos da rede municipal e estadual, dando aulas de xadrez dos quais já teve alunos classificados e medalhistas nos anos de 2009 e 2010.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Festa de Nossa Senhora da Abadia

Festa de Nossa Senhora da Abadia


A Festa de Nossa Senhora da Abadia, a festa religiosa e tradicional da nossa cidade, complete esse ano 104 anos.
A tradição da Festa e que tenha festeiros, que festejam o santo de sua devoção, esse ano a Escola Estadual Coronel Oscar de Castro é festeira de Santa Edwiges.
Sendo os professores os responsaveis por colocar as bandejas nos leilões e o lanche a comunidade foi servido no dia 22/07.
Os professores ainda trabalharam como volutarios no bar da festa no dia 16/07.

Aniversario do Mês de JULHO